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Economia

BRF prevê corte de 20 a 30% no portfólio de produtos ano que vem

Empresa de alimentos quer mais espaço para colocar produtos mais vendidos nas gôndolas.

A companhia de alimentos BRF, que reúne marcas como Perdigão, Sadia, Batavo e Qualy, prevê reduzir de 20% a 30% seu portfólio de produtos em unidades (SKUs) ao longo do próximo ano como forma de tornas mais rentável o portfólio e, consequentemente, abrir espaço para produtos mais vendidos e novos itens nas gôndolas. A diminuição do portfólio começa em janeiro e deve ser localizada por região.
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Getty Images
Portfólio reúne marcas como Perdigão, Sadia, Batavo e Qualy
Sérgio Fonseca, diretor presidente Brasil da companhia, aponta que existem vários "países" dentro do Brasil. "O que vende bem no Nordeste não necessariamente vende bem no Sul. E o que não vende em uma região pode vender muito em outra", anunciou.
"Não reduziremos nada significativo em termos de vendas, mas eliminaremos o desempenho negativo significativo que está no nosso portfólio e acabaremos tendo ganhos de receita", completou, sem detalhar ganhos.
Hoje, a BRF possui aproximadamente 4.000 produtos em unidades e 30 filiais no País e estava lançando um produto em unidades a cada cinco dias.
Para a vice-presidente de Marketing e Inovação da BRF, Sylvia Leão, o crescimento é "ingerenciável". "Precisamos trabalhar mais os produtos e fazer menos arremessos". apontou. Em 2014, a BRF prevê lançar 150 unidades de produtos no Brasil, cerca de um terço do que é lançado, em média, pela empresa.
Uma das linhas que devem ser diluídas é a de nuggets, que tem hoje seis produtos por unidade, alguns sabores com vendas menos frequentes e de menor volume, "O objetivo é gerenciar o portfólio de forma ativa", complementou Rodolfo Torello, diretor de executivo global de categorias e inovação.
"Estamos sendo muito pragmáticos, fazendo o óbvio, num senso de urgência", destacou Fonseca, ressaltando que esse processo já estava nos planos da companhia, mas que não havia essa determinação para executá-la.
Fonseca aponta que a companhia atingiu a marca na qual 20% do portfólio corresponde a 80% das vendas. "Vamos filtrar a curva de baixo e melhorar nosso nível de serviços ao entregar mais os produtos mais procurados pelos consumidores."
Sylvia informou que esse processo de racionalização de portfólio será contínuo na empresa. "Alguns produtos vão ser desabilitados em algumas localidades, outros sairão definitivamente do portfólio", declarou. A racionalização de portfólio também deve atingir as unidades no exterior em um segundo momento.
*Com Agências Tudo é Notícia Brasil / Portal Folha do RN / Ocarrasco24Horas

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