PUBLICIDADES

PUBLICIDADES

#Recomendo

#Recomendo

'Ulysses vacilou no início', diz ex-deputado que participou das Diretas Já

Segundo Domingos Leonelli, a campanha só deslanchou depois do primeiro comício em Goiânia: ‘A presença de 50 mil pessoas despertou o interesse dele’

Os dois grandes nomes da transição da ditadura para a democracia, o ex-deputado Ulysses Guimarães e o ex-presidente Tancredo Neves tiveram momentos de hesitação antes de entrar na campanha popular pelas eleições diretas.
Um dos articuladores do grupo de esquerda que tentava empurrar o PMDB, o ex-deputado Domingos Leonelli lembra que ao ouvir a proposta, Ulysses ficou em cima do muro. “No começo ele vacilou”, conta Leonelli.
Infográfico: saiba o que foi o movimento das Diretas Já
30 anos das Diretas: Congresso ainda é ponto fraco da democracia brasileira
Em vez de dar uma resposta a Dante de Oliveira, autor da emenda, o então presidente do PMDB, sem demonstrar qualquer entusiasmo, decidiu que o caso deveria ser tratado na bancada do partido na Câmara, para onde eram canalizadas todas as propostas de emenda parlamentar.
Numa reunião da bancada em abril de 1983 o tema entrou na pauta. Ao ouvir a exposição de Dante de Oliveira, que insistia no envolvimento do partido, o líder do PMDB, Freitas Nobre (SP), decidiu criar uma comissão, gesto recebido como uma ducha de água fria: naquela época as comissões eram medidas tão inócuas que só eram criadas quando ninguém queria resolver nada.
Maior movimento popular da história do Brasil, Diretas Já completa 30 anos
Thelma de Oliveira, ex-deputada e viúva de Dante diz que foram momentos muito tensos, mas pondera que as circunstâncias justificavam o perfil conciliador do presidente do PMDB. “O Ulysses era muito cauteloso”, afirma Thelma.
Leonelli conta que a esquerda do PMDB decidiu então fazer do limão uma limonada. A comissão era uma janela institucional e, usada com competência, poderia produzir resultados.
Na primeira reunião, Leonelli levou pronto um plano de marketing para uma campanha. A expressão “derrubar” a ditadura foi substituída por “derrotar” e os panfletos começaram a circular, primeiro em Brasília, depois em vários locais do país.
“A campanha só deslanchou depois do primeiro comício daquela fase, no dia 15 de junho de 1983, em Goiânia. A presença de 50 mil pessoas despertou o interesse de Ulysses e dos governadores”, conta Leonelli.
Ulysses, segundo ele, percebera ali que poderia acertar dois coelhos com uma só cajadada, uma no regime militar, que viraria o inimigo comum, e a outra, mais leve, nos adversários internos, representados à época pelos 16 governadores que o PMDB elegera em 1982 e que tiravam forças de Ulysses.
“Ele foi genial ao perceber que a campanha o fortaleceria”, afirma Leonelli. Meses depois, quando era tratado como o “Senhor Diretas”, o presidente do PMDB adquirira tanta musculatura que o partido virara apenas um trampolim para um lance mais alto.
Mas antes precisava acertar os ponteiros com o então governador de Minas, Tancredo Neves, um conciliador nato, que trocara o PP pelo PMDB, e passou a exercer forte liderança quando se incorporou a campanha.
“Ulysses e Tancredo tinham um acordo tácito. Um apoiaria o outro no cenário que surgisse depois da campanha. Se a emenda fosse aprovada, Ulysses seria o candidato numa eleição direta com apoio incondicional de Tancredo”, afirma o jornalista Ricardo Kotscho.
Raposa felpuda, Tancredo continuou participando dos comícios pelas Diretas, mas nos bastidores passou a conversar com os militares e dirigentes do partido de sustentação ao regime, o PDS.
“O Tancredo tinha um pé em cada canoa, um nos comícios e o outro nas articulações de bastidor para se viabilizar numa eleição indireta” conta Leonelli. No final, segundo ele, o mineiro acabou usando a força popular das diretas para implodir o Colégio Eleitoral.
Com a derrota da emenda em apertada votação na Câmara, o governador mineiro deu mais um exemplo de sagacidade: adotou como bordão o slogan Tancredo-Jà e, com megacomícios organizados nas principais capitais, “emendou” as diretas à sua campanha para adquirir legitimidade numa eleição biônica.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário